RJ – Sarau Preto – Mombaça e convidados

27/11/2019 0 Por Casting Black

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Uma nova edição do Sarau Preto – Mombaça e Convidados marca o encerramento das celebrações do mês da Consciência Negra no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, em plena Praça XI, bem ao lado do Terreirão do samba, Centro da Cidade Maravilhosa.
Com produção e direção geral do cantor, compositor, jornalista e ativista Mombaça, o evento conta com o apoio do coletivo FAN – Frente Artística Negra.
Serão 12 horas de programação que terá início com uma intensa programação infantil com Alafiá, a princesa guerreira quilombola da escritora Sinara Rúbia , a partir das 10h. da manhã, com atividades que se estenderão pelo dia inteiro com uma pausa para o almoço ou rápida refeição, à venda nas barracas de gastronomia da feira-afro , no local, seguida de uma roda de rodas de conversa sob a curadoria coletiva de Marco Davi (mestre e ciências da religião, bacharel e história, teólogo e pastor da Nossa Igreja Brasileira), Daniele Dantas (produtora cultural, doutoranda – ativos intangíveis e valor da cultura – UFRJ), Mayara Palmeira (cantora e universitária UFF), Wallace Silva (cantor, compositor e músico), exposição de artes plásticas sob a curadoria de Alexandre Palma, artista plástico, cineasta e professor de artes visuais na UFRJ. Concomitantemente o Museu do negro disponibilizará parte do seu acervo através do projeto Sou negro sim, sou negra sim: exposição de fotos e quadros, consciência negra e ancestralidade.
Tudo isso costurado por intervenções da experiente DJ Bieta, que mistura o melhor da MPBlack,intercalando com o jovem DJ DCO tocando afro-eletrônico.A presentadora oficial do evento é a excelente atriz, jornalista e ex atleta olímpica de vôlei Lica Oliveira.
Toda a transversalidade artística do evento tem seu ponto alto no Sarau Preto cuja curadoria musical e artística é do próprio Mombaça, quando mistura música e poesia sob a curadoria de Jorge Magnum, jovem poeta universitário oriundo da favela da Maré.
Entre as atrações musicais já confirmadas estão o cantor e ator Flávio Bauraqui, o cantor, compositor e violonista Cláudio Jorge, além dos cantores Deivid Dias , Wallace Silva, Mayara Palmeira, Morena Rosa, a Banda Soul Guanabara e o sambista Jorgynho Chinna.
O grupo Belly Black fará uma apresentação de dança do ventre afro. Na sequência o dançarino e coreógrafo angolano Dilo Paulo apresenta-se ao lado de Lenna Siqueira interpretando a coreografia Muxima. A Cia GPMS Modell’s fará um desfile de moda afro, seguido de uma performance teatral. O poeta e escrito Milsoul Santos lança seu livro Amor sem miséria, além de uma intervenção poética no Sarau Preto.
Ao longo da programação será confeccionado um tapete artesanal de acolhida, produzido coletivamente pelo público que comparecer ao evento, sob a orientação e supervisão da produtora cultural, artesã e estilista Eliana Rosa.
O evento termina com um pocket show do Mombaça interpretando canções de sucesso compostas em parceria com Mart´nália, como Chega, Pretinhosidade e Tava por aí, e Torpedo, dele com Gilberto Gil e Ana Carolina, seguuido de uma roda de Samba com o grupo afro Samba Trançado encerra a programação de música ao vivo,ultimada pelo DJ DCO.
Criado, dirigido e apresentado por Mombaça em 2013 o SARAU PRETO – MOMBAÇA E CONVIDADOS surgiu da necessidade de dar maior visibilidade e ênfase à produção intelectual e artística afro-brasileiras. Em formato minimalista, voz e violão, ou acompanhado por banda, o projeto tem por objetivo revelar, destacar e exaltar a produção lítero-musical: compositores, interpretes e artistas brasileiros, africanos ou afro-descendentes, notadamente pretos.

 

Ficha técnica do evento:
Idealização, Concepção, Arregimentação, Produção Musical e Artística, Roteiro e Direção Geral: Mombaça
Apresentação: Lica Oliveira
Fotos: George Cambeiro
Realização: Sarau Preto Produções Artísticas e eventos LDTA
Assessoria de imprensa: (21) 999143401 (WhatsApp)
Informações: Projeto Sarau Preto – Mombaça e convidados
www.saraupreto.com.br
E-mail: mombaca@saraupreto.com.br

 

Serviço:
Local: Centro de Artes Calouste Gulbenkian ( Rua Benedito Hipólito, 125 –
Praça XI)
Data: 30 de novembro 2019
Horário: Das 10h às 22h
Ficha técnica:
Idealização, Concepção, Arregimentação, Direção e produção musical e artística,
roteiro e direção geral: Mombaça
Apresentação: Lica Oliveira
Produção: Huam Sancler
Assistente de produção: Stephanie Tavares
Fotos: George Cambeiro
Dsigner gráfico: Maria Júlia Ferreira
Realização: Sarau Preto Produções Artísticas e eventos LDTA
EVENTO GRÁTIS

Assessoria de imprensa: (21) 999143401 (WhatsApp)
Informações: Projeto Sarau Preto – Mombaça e convidados
www.saraupreto.com.br

 

E-mail: mombaca@saraupreto.com.br
Serviço:
Local: Centro de Artes Calouste Gulbenkian ( Rua Benedito Hipólito, 125 –
Praça XI)
Data: 30 de novembro 2019
Horário: Das 10h às 22h
EVENTO GRÁTIS